top of page
divulgascr

Resumo da live da Sociedade Catarinense de Radiologia sobre Transplante hepático

Por Dr Lucas Guadagnin

A SCR organizou um proveito encontro científico no último dia 25 de setembro.


O evento contou com a participação do Dr. Mauro Igreja, médico cirurgião, referência e com larga experiência em transplantes hepáticos, que abordou em sua apresentação desde a epidemiologia do carcinoma hepatocelular e o papel do transplante hepático, além das considerações anatômicas e cirúrgicas envolvidas e a importância do uso de classificações como os Critérios de Milão, LI-RADS e mRECIST para uma melhor avaliação radiológica nesse contexto.


Em seguida, o médico radiologista Dr. Guilherme Beduschi apresentou também uma ótima aula, expondo variados aspectos de imagem e algumas apresentações em casos de transplante hepático, utilizando diversos métodos diagnósticos. Houve ainda uma sessão de perguntas moderada pela Dra. Fabiana Thomaz, que proporcionou uma discussão enriquecedora.


Esse foi mais um importante espaço de aprendizado oferecido pela Sociedade Catarinense de Radiologia. Nos próximos dias, teremos outro evento imperdível sobre neoplasia mama, com profissionais conceituado e com certeza será de grande valia para a sua prática. Siga nossas redes sociais e fique por dentro das nossas atividades!


Por fim, deixo a sugestão de três artigos (com acesso gratuito) que apresentam excelente didática na abordagem de: identificação por imagem das principais complicações após o transplante hepático; como utilizar o LI-RADS na prática; e uma comparação entre critérios de imagem para avaliação de resposta tumoral (RECIST, mRECIST e Cheson). Aproveite!


Leituras recomendadas:


1 visualização0 comentário

ความคิดเห็น


bottom of page